o que é uma

Doula?

Uma doula é alguém com formação específica que compreende a fisiologia do nascimento e presta apoio emocional e informativo, baseado em evidências científicas, durante a pré-conceção, a gravidez e o pós-parto. Em primeiro lugar, uma doula tem como foco o bem-estar da família e o apoio à mulher, procurando sempre proporcionar uma experiência positiva de gestação e de parto.

Uma Doula não pratica actos médicos e não toma decisões pelos seus clientes.

benefícios comprovados

A Biblioteca Cochrane de Medicina Baseada em Evidências deixa muito clara a importância das doulas para a melhoria dos resultados obstétricos, demonstrando assim que a assistência oferecida pelas doulas é sustentada por evidências claras.

Quando se tem uma doula há:

50% de redução nas cesarianas

25% de redução na duração do trabalho de parto

30% de redução no uso do fórceps

40% de redução no uso de ocitocina

60% de redução no uso de analgesias epidurais

30% de redução no uso de medicação para dor

Além disso, outros resultados positivos foram acrescentados, tais como:

Aumento nas taxas de amamentação

Aumento da satisfação materna

Reforço da interação mãe-bebé

Acompanhamento na
Pré-conceção

Um bebé nasce emocional e espiritualmente muito antes de ser concebido fisicamente.

A par da preparação médica e física para engravidar, podes escolher ter um acompanhamento a fim de poderes preparar com calma e atenção a nova etapa da tua vida que se avizinha. Acima de tudo,  é importante olhares para as tuas dúvidas, medos e crenças limitadoras de modo a reduzir a ansiedade e o stress.

Deste modo, poderás planear com calma a tua rede de apoio e cuidados a ter durante a gravidez.

Acompanhamento na gravidez

A gravidez é um momento muito especial, onde aprenderás muito sobre ti própria e sobre a mãe e mulher em que te estás a tornar. Verás partes de ti que nunca viste e deparar-te-ás com novas facetas tuas e das tuas relações. É um grande momento de transformação na tua vida e tu mereces atenção e apoio de qualidade.

Acima de tudo, acompanho-te, oferecendo-te um apoio emocional para que te possas sentir segura, confiante, continuamente apoiada e cada vez mais tranquila. Ao mesmo tempo ofereço-te um apoio informativo (baseado em evidências científicas) de modo a que possas conhecer a fisiologia da gravidez e do parto e para que possas planear o teu parto e a chegada do novo bebé.

Acompanhamento no
Pós-parto

O pós-parto abre as portas a um novo mundo, com vivências e desafios reais. Apesar de toda a preparação que possas ter tido é legítimo que novas dúvidas surjam e mais ajustes sejam precisos fazer à rotina diária.

Assim sendo, podes contar comigo para receberes o acompanhamento que te permitirá integrar a experiência de parto e maternidade. E, nesse sentido, apoiar-te-ei na gestão das emoções presentes durante o pós-parto, bem como com questões práticas relacionadas com amamentação, sono e adaptação às novas rotinas.

Contactos

Querida Doula

Maternidade Consciente